quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dicionário do ballet

               No ballet, a maior parte dos termos técnicos são mencionados em francês. Por isso, para os alunos e alunas, as primeiras aulas teóricas ou práticas podem se tornar um paredão por desconhecimento da língua francesa. Mas aquilo que parece uma dificuldade maior ¾ e que este dicionário pretende amenizar ¾ acaba se transformando em uma facilidade maior, pois durante a evolução da sua educação ou até mesmo da sua carreira, quando deseja e pode dirigir o seu aprendizado para o exterior, todos poderão seguir as aulas ou os comandos dos ensaios, por que a língua usada continuará a ser o francês. Os professores em qualquer parte do mundo, usam os mesmos termos em francês. Isto é, o francês é a língua internacional do ballet.
              Além disso, este novo dicionário apresenta uma longa série de ilustrações que acompanham os principais termos usados no ballet e começa com a ilustração das principais posições codificadas dos pés, dos braços, do corpo e das direções ou alinhamentos do corpo na sala ou no palco.
             Este novo dicionário inclui, também, um resumo da história do ballet clássico e os principais nomes do Brasil e do mundo que fizeram parte dessa História.
            Finalmente, devemos acrescentar que este novo dicionário de forma alguma substitui o professor ou a professora de ballet, figuras que merecem todo o nosso respeito e que, na maioria dos casos, constituem autênticos modelos de dedicação à arte suprema da dança.







Nenhum comentário:

Postar um comentário