sábado, 30 de outubro de 2010

        A maioria das aulas de Ballet começa na Barra, um suporte de madeira ou metal em anexo às paredes de uma sala de aula. Os bailarinos usam a barra para apoio e equilíbrio, enquanto executam várias etapas da aula. Os exercícios feitos a barra são o alicerce para todos os outros exercícios de ballet. Ao realizar a barra, deixe os seus braços bem leves e as mãos sobre a barra de equilíbrio. Tente manter os cotovelos relaxados.
     Abaixo alguns exercícios que não podem faltar na aula de ballet:
1. Plie
    Barra quase sempre começa com plies. Os plies são realizados no barra porque devem esticar todos os músculos das pernas e preparar o corpo para os exercícios a seguir. Os plies devem ser realizados em todas as 5 posições dos pés básicas do ballet. Existem dois tipos de plies, demi e grand. No demi plie, os joelhos dobram até a metade, sem tirar o calcanhar do chão. No grand plie, os joelhos dobram completamente, tirando os calcanhares do chão levemente.
demi-plie-na-barra1
DEMI-PLIE
grand-plie-na-barra1
GRAND-PLIE
2. Élevé
        Élevé é outro passo frequentemente realizado na barra. Élevé é simplesmente um levantar na meia ponta. Do mesmo modo, que um Relevé é um levantar na meia ponta, só que com um demi plie antes de subir nas meias pontas. Praticando eleves e releves na barra contribuirá para reforçar as suas pernas, tornozelos e pés. Eles são considerados uns dos primeiros movimentos ensinado em um início de aula de ballet. Práticar eleves em todas as cinco posições dos pés do ballet.
eleve1
ELEVÉ
3. Battement Tendu
         O battement, é mais fácil quando realizado na barra, é um tipo de exercício em que o trabalho da perna é o seguinte: abre e fecha. Existem vários tipos de battement. Um battement tendu é um exercício em que o pé estica ao longo do chão, que termina em um ponto. Saindo com a perna esticada e voltando com ela estica, sem deixar os joelhos frouxos. Battements tendus ajudam a aquecer as pernas, construir os músculos da perna e melhorar o en dehors. Um battement tendu pode ser realizado para frente (devant), ao lado (à la seconde), ou para trás (derrière).

battement-tendu2
BATTEMENT TENDU (devant)
4.ronde de jambe
         Rond de jambe é outro popular exercício frequentemente realizado a barra. Um rond de jambe é realizado através de um semi-movimento circular com o trabalho do pé no chão ou no ar. Um rond de jambe é realizado a fim de maximizar a agilidade e aumentar a flexibilidade do quadril. Quando o círculo começa na frente e desloca-se para as costas, isso é chamado um rond de jambe en dohrs. Por outro lado, quando o círculo começa trás e se move para a frente, é referido como um rond de jambe en dedans
rond23
      O rond de jambe em dehors começa com o battement tendu devant, passa ao lado (foto) e vai para trás no meio círculo e termina fechando 5ª posição. O rond de jambe em dedans o caminho é o inverso.

Um comentário: